Adaptação, homesick, host family, +

Hi everyone!
I'm back again. Queria falar algumas coisas em inglês aqui, a pedido da nossa querida amiga Amanda (na verdade estávamos apenas conversando que seria interessante), mas verei se é uma boa ideia...

Bom, hoje eu vou falar um pouquinho sobre como é ficar um tempo fora de casa. Talvez muitos tenham essa preocupação ou esse medo, e eu vou falar como me senti ficando 3 meses na África do Sul, na casa de pessoas que nunca tinha visto na vida.

Geralmente, quando você sabe que vai fazer intercâmbio, você fica com muitas expectativas e dúvidas, tais como: "será que eu vou me adaptar?", "será que vou conseguir me comunicar?", "será que minha família vai ser legal?", e eu estou aqui para dizer como é. Claro que cada um tem sua experiência, mas eu só digo uma coisa: só vai!

A primeira coisa que você tem que levar em consideração, é que cada país tem sua cultura, e quase sempre os costumes são diferentes dos seus. Entenda que não existe jeito certo ou errado de fazer as coisas, é apenas diferente.

Então a pergunta é: Qual é a sensação de estar em um país do outro lado do mundo?
A resposta é simples: estranho. Pra ser honesta, chorei igual um recém-nascido no primeiro dia que cheguei lá, me senti toda desnorteada, o choque da língua e chegar na casa de pessoas que você nem conhece é muito chocante (o jet lag dever ter influenciado nisso também). Mas fique tranquilo, isso passa. É normal você se sentir diferente quando sua rotina muda completamente. Lembrando que nem todos se sentem assim, isso vai de cada um. Eu não era acostumada a ficar fora de casa e longe dos meus pais...
Mas enfim, pelo tempo que estive lá, percebi que 3 meses são de adaptação... Nesse tempo você vai sentir falta dos amigos e da família, pelo menos durante uns 2 meses. Muita coisa influencia para uma adaptação mais rápida, se você faz amigos lá e se sua família é legal. (Faça amigos!) Mas o mais importante é: nunca fique em casa. Só volte para casa na hora de dormir, porque assim você vai se distrair o tempo todo e não vai ter tempo para sentir saudades de casa. Só tive homesick no primeiro dia.

Rugby player
Saudi Arabians and Spanish friends


Morar fora é ter mais responsabilidades, mas também é ser livre. You think outside the box. Você abre a sua mente e percebe que o mundo é enorme. Morar fora é saber que você sempre será um estrangeiro, e isso é legal. É estar em um outro país é saber que você irá fazer amizade com pessoas de todos os cantos do mundo, assim como eu fiz. Viver fora é pagar mico, e isso não é tão ruim. Enfim, vale muito a pena investir.

Host family realmente é questão de sorte. A minha, graças à Deus, foi muito boa comigo. Eles eram um casal de idosos, e eram muçulmanos. Foi muito bacana porque pude aprender mais sobre a religião deles, e pude compartilhar um pouco da minha. Fui sortuda também pelo fato de que eles não comem carne porco, por questões religiosas, assim como eu. Minha host mom cozinhava muito bem, só tinha um porém, ela adorava uma comida apimentada. Várias vezes eu comia com um copo d'água do lado porque não era fácil kkkk... mas ela sempre separava uma parte não apimentada pra mim.

(Dentro de uma mesquita)

Não é fácil lidar com o ser humano, então você tem que fazer seu intercâmbio valer a pena. Não deixe que algumas desavenças com a host family estrague sua viagem. Procure sempre conversar com a família para tentar resolver um suposto problema. Claro que se você estiver sendo maltratado, você pode conversar com o coordenador da escola ou com a agência de intercâmbio, e assim eles irão te trocar de família.

Mas não se desespere com essas questões, são poucas as pessoas que não gostaram de fazer intercâmbio... E em relação à Cape Town, nunca ouvi nenhuma reclamação, todos amaram as experiências que tiveram naquela cidade incrível.

CONVERSATION

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, a Angélica escreveu cada coisinha com muito carinho (ela não pode responder porque acabou esquecendo rs)!

      Excluir
  2. Muito legal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, entrando no clima do intercâmbio "It's AMAZING!"

      Excluir
  3. Deve ser uma experiência realmente incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja, lendo tudo isso dá muita vontade de ir também, mas como falta o dinheiro só ficamos na vontade mesmo... kkk

      Excluir

Back
to top